.NET Core com testes e cobertura no VS Code (Parte 1)
Essa é para quem sempre achou que para ter testes rodando automaticamente e cobertura de código na sua IDE você precisaria de ferramentas caras como o Visual Studio, Resharper, IntelliJ, etc. Não é que essas IDEs e ferramentas não tenham vantagens, mas nesse guia eu queria demonstrar como você pode conseguir coisas muito bacanas sem gastar um centavo. Eu vou fazer esse guia utilizando o Windows, mas todas as ferramentas também estão disponíveis para Linux e Mac OS, e poderá ser seguido nesses sistemas operacionais com poucas adaptações.
O primeiro passo é instalar o Visual Studio Code, já muito conhecido entre o pessoal que trabalha com front-end, mas ele também possui plugins para trabalhar com muitas linguagens utilizadas no back-end.
Como esse é um projeto .NET Core, o SDK também é necessário. Para fazer esse post, eu utilizarei a versão 2.1 do SDK, mas versões posteriores também devem funcionar sem problemas. A sua versão instalada pode ser verificada com dotnet --version
.
Você vai precisar das seguintes extensões no seu VS Code:
- C# - extensão base para dar suporte mais completo à linguagem no VS Code.
- Coverage Gutters - lê o arquivo com a cobertura de código e mostra no canto das linhas se elas estão cobertas por testes ou não.
- .NET Core Test Explorer - mostra todos os seus testes em um só lugar.
Você também vai precisar do Coverlet, que irá gerar os arquivos com a informação sobre a cobertura de código.
O objetivo aqui é ter o feedback instantâneo de enquanto você está escrevendo o código, o projeto será construído, os testes rodados e a cobertura de código atualizada automaticamente.
Para exemplificar, vamos criar um novo projeto de teste.
Crie uma pasta vazia, com o nome do seu projeto, navegue até ela num prompt de comando e digite:
dotnet new console
Para criar um novo projeto de linha de comando. Você pode testar o seu projeto digitando dotnet run
, o que deve mostrar “Hello World!” no console.
Continua no próximo post